Você já ouviu falar na Iniciativa Popular? É um direito previsto na constituição que o povo tem em criar leis. O estudante do curso de Direito da Favip, Everson de Oliveira, descobriu sobre esse direito no 5º período, durante a sua aula de Direito Constitucional. Foi através desse conhecimento que Everson criou em sua cidade, Frei Miguelinho, o primeiro Conselho de Cultura do estado de Pernambuco.
O estudante faz parte do grupo de teatro Águia Dourada, e por isso teve a iniciativa, junto com os seus companheiros de teatro, de desenvolverem o projeto do conselho. Mas não foi tão fácil assim. Em 2008 o projeto foi escrito e entregue a Camara de Vereadores de frei Miguelinho, junto com 1200 assinaturas colhidas dentro da cidade. Depois de cumprir todos os tramites, o projeto passou por avaliação, mas não foi apovado inicialmente. "Bem, eu e meus colegas saímos pelas ruas de Frei Miguelinho falando um pouco sobre o projeto e colhendo assinaturas, pois para darmos entrada no Conselho na Camara de Vereadores, era necessário a participação da população. Conseguimos um pouco mais de mil assinaturas, o que já ajudou no depósito do projeto. Mas no início não foi aprovado. Só em 2009 conseguimos a aprovação da dos vereadores", explica Everson.
Um dos colaboradores foi o vereador Marcos Antonio que, em pesquisa aos arquivos da Camara, encontrou o projeto no arquivo morto. Após ler todo todas as propostas, resolveu abraçar a ideia e colocá-la em prática. "Quando li o projeto dos meninos achei muito interessate e vi que eles tinhas muita capacidade de colocá-lo em prática. Então, consultei alguns advogados para aprimorá-lo juridicamente e coloquei em pauta para votação. O projeto foi aprovado por unanimidade, o que me deixou muito feliz, pois sei que pude colaborar com o trabalho", fala o vereador Marcos.
Em março de 2010 o projeto foi sancionado pelo prefeito. O próximo passo é nomear os membros do Conselho de Cultura e começar a trabalhar. "Agora chegou a parte mais difícil que é colocar o nosso projeto em prática. Mas nós temos certeza de que iremos contribuir muito para a cultural da nossa região", afirma Everson.
E os moradores tem plena certeza do sucesso que será o Conselho da cidade. "Acredito na capacidade dos meninos e sei que eles vão dar muito valor a nossa cultura. Temos muitos artistas aqui que precisam de apoio, e agora nós iremos encontrar". Essas são as palavras do poeta José Antonio.
Nós que fazemos a Favip parabenizamos o estudante Everson de Oliveira e seus amigos, e esperamos que essa iniciativa sirva de exemplo para toda a sociedade.
|